Bactéria "zumbi" ressurge e infecta população na Sibéria
- www.administradores.com.br
- 4 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
Uma espécie de apocalipse zumbi assola a população da Sibéria. Isso porque houve um surto de antraz - bactéria rara que infecta animais e seres humanos - graças a uma bactéria que ressurgiu a partir de um cadáver de rena na região de Yamal-Nenets. Cerca de 10 pessoas já foram infectadas, além de milhares de animais. O último caso de antraz na região tinha sido registrado em 1941.
A origem do surto teria sido a carcaça de uma rena que morreu há mais de 70 anos, na última epidemia da bactéria. O corpo da rena teria abrigado uma colônia de micróbios que permaneceu inativa durante esses 70 anos. Era como se as bactérias estivessem mortas. Mas por causa da temperatura de 5ºC acima do normal trazida pelo último verão, o cadáver descongelou e as bactérias "voltaram à vida". Cerca de 1500 renas já morreram por causa dela, e 10 pessoas foram infectadas.
A região foi isolada e a população infectada que deixou o local está em quarentena. O governador declarou estado de emergência. Cientistas estão monitorando agora outras regiões de risco, como a de Yakutia, que possui 200 locais onde foram sepultados animais que morreram anteriormente por causa da bactéria.

Comments